Importante: Esse texto foi escrito anos antes da pandemia.
Natal para alguns é a melhor época do ano, come-se muito bem, encontramos pessoas que não vimos o ano todo, nos juntamos com pessoas queridas e ganhamos presentes, isso para citar só as coisas boas.
Mas, antes da internet e as televisões a cabo ganharem força, nós amantes de futebol sentíamos falta de um bom futebol disputado para assistirmos nessa data, tínhamos apenas Amigos de A x Amigos de B, esse hiato parece gigantesco para quem é viciado no esporte bretão. Porém, de uns anos pra cá nos acostumamos a ter um dia pós ceia para ver o “Boxing Day”.
Mas o que é esse tal dia?
Existem duas teorias sobre o “Boxing Day”
O futebol às vezes se antecipa da história e com o Boxing Day não foi diferente, 11 anos antes precisamente. O primeiro clube de futebol mundial, Sheffield FC, após passar três anos de sua fundação e da falta de uma disputa, finalmente tiveram um rival (Hallam FC), também da cidade de Sheffield.
No dia 26 de dezembro de 1860, Sheffield FC e Hallam FC jogaram a primeira partida de futebol a nível competitivo na história com uma vitória do Sheffield por 2 a 0, e apesar da pouca informação sobre essa partida, podemos concluir que todos nós saímos ganhando, pois foi à partir daí que tivemos um “start” competitivo no esporte.
Não sabemos qual das duas versões é a original do Boxing Day, pode ser que ambas, pode ser que nenhuma. O certo é que, enquanto todos os países descansam desportivamente durante o período, a Inglaterra tem rodada completa todo dia 26 de dezembro.
Eu, no papel de amante do esporte e um admirador confesso do futebol internacional, principalmente do futebol inglês me divirto sabendo que a data é muito mais do que apenas o bom velhinho.