Você sabe quem foi Amílcar Barbuy?
Foi jogador de futebol nas décadas de 1910 e 1920, e passou por Palmeiras, seleção brasileira e, principalmente, pelo Corinthians. Jogou também na Lazio, onde também foi treinador em 1931, sendo o primeiro técnico brasileiro no exterior. O primeiro título da Seleção Brasileira, o Sul-americano de 1919, teve Amílcar Barbuy como capitão,. Hoje é nosso personagem do História Pouco Contadas
A história: Amilcar, o corajoso
A história mais interessante de Amílcar aconteceu em 1927.
Era a final do campeonato brasileiro de Seleções Estaduais. A seleção de SP, com Amílcar, enfrentava os cariocas. A capital brasileira e sede do governo ainda era o Rio de Janeiro, e o presidente da época, Washington Luiz, estava presente. De acordo com relatos, a equipe de SP foi tremendamente prejudicada pela arbitragem, mas ainda assim segurava o empate por 1–1. No final, o juiz teria marcado um pênalti ridículo para a equipe carioca. Amílcar foi conversar com o juiz e obteve como resposta um simples “Se eu não faço isso, me matam”.
Ele, então, sendo capitão do time, decidiu que não jogaria mais e começou a retirar seu time de campo, como protesto. Eis que aparece, em campo, um assistente do presidente da república, trazendo ordens diretas para que ele voltasse a campo e terminasse a partida.
Amílcar, com coragem de poucos, teria dito: “Avise ao governante que ele manda no Brasil, mas no campo quem manda sou eu”.
Punido, mas na história
O jogo não continuou e os cariocas comemoraram sem ânimo o título manchado. Amílcar recebeu alguns jogos de punição, mas não se arrependeu de ter feito o que achava certo.
A história foi relatada por vários jornalistas da época, especialmente Flávio Iazzeti, que entrevistou Amílcar; e também pelo ex-jogador Feitiço. Grande história de um cara corajoso!