O dia era 17 de Julho de 1968, e o Santos finalizava mais uma de suas constantes excursões da época, com aquele timaço de Mengálvio, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe. Depois de passar por Itália, Suíça, Alemanha, EUA e Canadá, a última parada era Bogotá, na Colômbia, onde enfrentaria a Seleção Olímpica da Colômbia no estádio El Campín. Aqui aconteceu uma história pouco contada.

O juiz que expulsou Pelé e teve que voltar atrás

Pelé reclamando da expulsão
Fonte: Acervo do Santos Futebol Clube

O jogo

Segundo o jogador Lima, até o comandante do avião que levou o time à Colômbia sugeriu que os passageiros fossem assistir o jogo. Não deu outra: 40 mil pessoas encheram o estádio.
Começou a partida e os santistas começaram a sentir que o árbitro, Guillermo Velásquez, estava mal intencionado.
Expulsou Lima logo aos 20 minutos, sem justificativa, segundo relatos. Depois de Toninho Guerreiro abrir o placar, os colombianos viraram o jogo, com um impedimento escandaloso. Segundo o relato de Lima, até a torcida colombiana ria do que estava acontecendo.
O Rei Pelé empatou e viraria o jogo se o juiz marcasse um pênalti claro reclamado por ele, ainda aos 35 minutos do primeiro tempo. Velásquez não só não deu o pênalti, como assombrou todo o estádio ao expulsar Pelé.

Tragam Pelé de volta!

A confusão estava formada. A torcida, mesmo sendo colombiana, se revoltou, pois a grande maioria tinha ido ao estádio para ver o rei. O ambiente ficou tenso e Velásquez chegou a ser agredido. A torcida, segundo relatos, gritava “Que volte Pelé e que se vá o juiz”.

Pelé tenta afastar um companheiro revoltado com Velásquez

E foi o que aconteceu. Depois da intervenção da polícia e dos responsáveis pelo jogo, Velásquez foi retirado do jogo e um dos bandeirinhas, Omar Delgado, assumiu a função do juiz e cancelou a expulsão de Pelé, trazendo ele de volta para o jogo.
As coisas se acalmaram e o segundo tempo se jogou normalmente, com Pepe e Toninho Guerreiro fazendo 4-2 para o Santos.
No fim do jogo, mais uma surpresa: a diretoria santista descobriu que Velásquez tinha ido prestar queixa na delegacia contra o zagueiro Oberdan, que o teria agredido.
Toda a delegação santista teve que prestar esclarecimentos e ficou retida por várias horas, até que os jogadores assinaram uma declaração formal de desculpas e puderam voltar para o Brasil.
Não por acaso, o juiz Guillermo Velásquez ficou conhecido pelo apelido de “El Chato”. O cara que ousou expulsar Pelé e acabou sendo expulso.