Argentinos Juniors – Pela primeira vez, a seção ‘Clubes e Política‘ vem para a América Latina.

Vamos falar do tradicional time argentino, famoso por ter revelado o maior jogador argentino da história e um dos maiores de todos os tempos: Diego Armando Maradona. O clube tem uma história ligada a movimentos anarquistas e socialistas, e por isso ocupa uma posição à esquerda no espectro político do futebol.

Origens do Argentinos Juniors

Em 1 de maio de 1904, um grupo de estudantes anarquistas resolveu criar um time de futebol no bairro de Villa Crespo, em Buenos Aires, para homenagear as jovens vítimas do Haymarket Riot, em Chicago, evento que ocorreu em 1 de maio de 1886 (deu origem ao Dia do Trabalhador), uma rebelião de trabalhadores que reivindicava a jornada de oito horas de trabalho.

A polícia reagiu com violência e o massacre acabou com 5 jovens mortos, além de vários policiais e outros trabalhadores feridos. Por isso, o nome da equipe dos jovens argentinos ficou “Los Mártires de Chicago”.

No mesmo ano, em agosto, Los Mártires jogaram contra o “Sol de la Victoria”, time do mesmo bairro, e depois do jogo convidaram os rivais para formar uma só agremiação. O historiador argentino Tomas Gonzalez Messina, torcedor dos Argentinos Juniors, claro, descreve esse jogo como o “Semillero del mundo”, ou seja, “O Viveiro do Mundo”. Como todos os jovens fundadores eram adeptos e simpatizantes do Partido Socialista Argentino, a cor escolhida como símbolo da equipe foi o vermelho. Nascia a Associação Atlética e Futebolística Argentinos Unidos de Villa Crespo (AAFAUVC). Mas quando encomendaram um carimbo, a gráfica disse que não havia nenhum que coubesse esse nome enorme. Encurtaram então para Argentinos Juniors.

Nasce uma estrela

A história do Argentinos Juniors sempre foi de altos e baixos, campanhas boas, ruins e alguns rebaixamentos. Mas o espírito operário não deixou o clube em nenhum momento. Sempre foi um ponto de encontro sindicalista e seu estádio é de uma torcida fanática e que representa bem as classes mais pobres. A função social do clube, e sua principal tradição, é a atenção total com as categorias de base, o que ajuda as famílias que trabalham e oferece oportunidades aos jovens do bairro. Em 1973, esse esforço de investimento na base foi recompensado. A equipe sub-15 do Argentinos Juniors, conhecida como Los Cebollitas, ficou famosa internacionalmente. Participava de excursões, jogos de exibição e venceu todos os títulos possíveis da sua categoria. O melhor do time? Ele, El Dios, Diego Armando Maradona.

Maradona estreou pela equipe principal do Argentinos com apenas 15 anos, em 1976. Ficou no Argentinos Juniors até 1981, quando se transferiu para o Boca. Jogou pelo clube 166 jogos e fez incríveis 149 gols. Na reinauguração de seu remodelado estádio, em 2003, o clube deu a Dios a maior das homenagens: um estádio com seu nome. Estádio Diego Armando Maradona. Até o túnel de entrada da equipe é em homenagem a sua maior estrela, como podemos ver na foto. Não é à toa que o grande ídolo argentino é um declarado socialista: sua formação foi no clube vermelho de Villa Crespo.

Argentinos Juniors - Maradona

Maradona no Argentinos Juniors
Reprodução Internet

 

Maiores Conquistas

Na década de 1980, o Argentinos Jrs viveu sua melhor fase. Venceu dois campeonatos argentinos (1984 e 1985), e conseguiu sua maior glória: a Libertadores da América de 1985. No Mundial, levou a Juventus de Platini até os pênaltis depois de um 2-2, mas saiu derrotado. Em 2010, depois de 25 anos sem títulos, venceu novamente o Campeonato Argentino. Apesar de não ser grande em torcida, poucas vezes se viu uma festa tão grande em Buenos Aires.

E o Argentinos Juniors segue até hoje a sua tradição: mentalidade operária, atenção aos jovens e um lugar de encontro de trabalhadores.

Em 2019, o clube resolveu se posicionar nas eleições presidenciais argentinas. O então candidato Alberto Fernández, representante do peronismo e da esquerda, torcedor declarado e apaixonado pelo time, foi convidado a desfilar no estádio, durante a campanha, no intervalo de um jogo contra o River Plate. Fernández venceu a eleição e foi saudado publicamente pelo clube e por Maradona.

Alberto fernandez

Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández
Reprodução: Internet

O clube também mantém o seu trabalho com os mais jovens: em uma pesquisa realizada ano passado, o Argentinos Juniors era o segundo colocado no ranking de clubes com o maior número de jogos consecutivos com participação de pelo menos um atleta da base: na data da pesquisa eram 1666 jogos seguidos com alguém formado no clube, atrás apenas do Ajax, que tinha 1751.
Esse é o Argentinos Juniors: de esquerda, dos trabalhadores e sempre atento ao trabalho social com os mais jovens.