Quem foi o primeiro brasileiro campeão da Copa do Mundo? Deve estar pensando em alguém de 1958, né? Pois acredite: em 1934 já tivemos um brasileiro campeão do mundo. Vem que eu te conto mais essa História Pouco Contada.

 

O primeiro brasileiro a vencer a Copa do Mundo e levantar a taça Jules Rimet: Amphilóquio Guarisi Marques, o Filó

 

Amphilóquio Guarisi Marques nasceu em dezembro de 1905, em São Paulo capital. Filho de mãe italiana e de pai português, já nasceu no mundo do futebol por conta do pai, Manuel Augusto Marques, que foi presidente da Portuguesa, a querida Lusa.

Com o futebol no sangue, tornou-se um ponta-direita veloz e habilidoso, e se destacou rapidamente. Após começar na própria Lusa, Filó chegou ao Paulistano, o time paulista mais forte da época. Foi também muito bem no Corinthians. Em 1925, já estava na seleção brasileira: participou do vice-campeonato da Copa América desse ano, jogando 4 jogos e marcando um gol.

No entanto, a organização do futebol brasileiro, ruim desde aquela época, tirou o sonho de Filó de participar da primeira Copa do Mundo, em 1930 no Uruguai: por conta de uma rixa entre as federações de São Paulo e Rio de Janeiro, apenas cariocas puderam representar a seleção na histórica estreia das Copas do Mundo. Filó ficou de fora.

Filó. Fonte: Terra

 

Filó na Itália

No ano seguinte, 1931, Filó caiu nas graças do famoso empresário italiano Remo Zenobi, que tinha negócios no Brasil e era presidente da Lazio. Zenobi levou vários brasileiros para o time azul de Roma, incluindo Amílcar Barbuy, o cara corajoso que teve a sua história contada por nós aqui.

E levou também o ponta Filó, que na Itália se tornou Guarisi. E o cara simplesmente virou ídolo laziale. Foi artilheiro do time em duas temporadas (31/32 e 33/34). As atuações, principalmente em 33/34, chamaram a atenção do técnico italiano Vittorio Pozzo. E aí entra na história outro personagem: o ditador fascista Benito Mussolini.

 

Filó junto com a Lazio de 1934, fazendo a saudação fascista, obrigatória na época. Fonte: Calciopedia

A Copa de 1934: Itália campeã e Mussolini feliz

 

A Copa de 1934 seria jogada na Itália, dominada politicamente desde 1925 pelo regime fascista do ditador. É claro que Mussolini quis tirar proveito político do evento. E não aceitaria nada a não ser o título italiano em seu próprio território. Para isso, decretou a convocação de qualquer jogador que tivesse origem italiana. Com isso, destruiu a seleção argentina, vice-campeã da Copa de 1930, trazendo para a Azzurra 3 dos seus melhores jogadores, inclusive seu capitão, Luisito Monti.

A Argentina estava desfacelada. E o Uruguai, campeão de 1930, não iria jogar a Copa, devolvendo o boicote que a Itália havia feito à Copa jogada no Uruguai em 30. Ou seja, sem os dois finalistas da Copa anterior, o caminho estava aberto para a Itália. A Copa do Mundo se tornou Coppa del Duce, com Mussolini se envolvendo em cada detalhe da organização.

Junto com os argentinos, veio Filó, que era brasileiro, mas, sendo de origem italiana, foi convocado pela Itália e autorizado a jogar. O ídolo da Lazio foi o único jogador laziale convocado, e começou como titular.

O título, como sabemos, veio. Escolhendo os juízes dos seus jogos e passando com lances bem duvidosos a seu favor, a Itália venceu a Copa do Mundo de 1934 e Filó foi o primeiro brasileiro a levantar uma taça do mundo, a taça Jules Rimet.

Filó faleceu em 1974, em São Paulo. Um mês antes, a Lazio havia conquistado seu primeiro Scudetto. Talvez a última alegria futebolística dessa figura histórica.

 

Inspirações para o texto:

Texto de Nelson Oliveira, no Calciopedia
Texto de Jamir Chade, no UOL