OS PRIMÓRDIOS DO ESPORTE
O esporte quase sempre fez parte da humanidade (moderna), principalmente após deixarmos de ser nômades e estabelecermos sociedades autossustentáveis.
É difícil cravar uma data de quando começamos a praticar esporte. Fato é que há mais de 6 mil anos há alguns relatos. Mas, há um estudo do esporte na história humana, da Revista Galileu, demonstrando que desde sempre carregamos o gosto e a necessidade de exibição e competição.
Você sabe quando a prática do esporte começou? Ao contrário do que muitos pensam, não foram nas primeiras Olimpíadas, 776 a.C.
A prática da ginástica aconteceu muito antes, na China, 4.000 a.C.
CRONOLOGIA DO ESPORTE
4.000 a.C.
Esporte, em tese, é a realização de uma atividade física sem nenhuma motivação externa, como a sobrevivência, por exemplo.
Os primeiros registros de alguma atividade física surge nesse período, muito ligado a atividade militar.
1.500 a.C.
Há indícios de atividades exibicionistas no Egito antigo, como natação, luta livre e lançamento de dardo. Não há sinais de competição, apenas exibição física e força, que eram comuns durante o governo do faraó Amenhotep II.
776 a.C.
Jogos em Olympia, na Grécia. É daqui que o termo Olimpíadas nasce, já com a estrutura dos jogos acontecerem de 4 em 4 anos, período em que declarava-se trégua de guerras. O objetivo era celebrar as habilidades humanas: maratona, luta livre, corrida de carroças, lançamento de disco e dardo.
27 a.C.
Por influência grega, os jogos chegam à Itália, especificamente em Roma. Por lá os jogos ganharam intensidade com as corridas de bigas e sangue nas arenas entre gladiadores que lutavam até a morte.
500 d.C.
Os jogos tiveram andamento até 396 d.C., quando o imperador Teodósio os aboliu.
Quase cem anos depois, já moldado ao contexto de uma sociedade mais moderna, há relatos de torneios com arco e flecha, que surgiu entre os aldeões ingleses.
1.100 a 1.500 d.C.
Nesse período surgiram os torneios de Aristocracia, marca da idade média. Jogos simulando combates reais, extremamente populares, representaram um traço de união da nobreza que buscava afirmar seus privilégios e diferenças em relação às demais classes sociais do seu tempo. Os torneios serviam para que os Cavaleiros excercitassem a arte da guerra.
1.600 d.C.
Nessa fase é feita uma formatação nos esportes, como divisão de gênero, idade e peso. Há também a criação de regras, imposição de árbitros e tempo de início e fim para determinadas modalidade.
No contexto geral, foi no século 17 que aconteceram as primeiras estruturações que conhecemos hoje.
1.800 d.C.
Século da formação do comitê olímpico internacional, uma organização reguladora dos esportes para diversas modalidades. Foi há 200 que a integridade física dos atletas ganha notoriedade e associações esportivas surgem pelo mundo todo. É também nesse período que esportes com bola ganham fama.
1.896 d.C.
Ano da primeira Olimpíada moderna, realizada em Atenas, Grécia, berço dos jogos. Daí em diante a especialização e profissionalização dos esportes aumentam. Cria-se centros de treinamentos específicos para cada modalidade, técnicas esportivas são aperfeiçoadas, profissionais da saúde focam na melhor recuperação dos atletas e as pessoas passam a viver, literalmente, do esporte.