INFÂNCIA E INFLUÊNCIA DE DIEGO FORLÁN

Diego Forlán nasceu em maio de 1979, em Montevideu, Uruguai.
Filho do ex-jogador Pablo Forlán, conhecido da torcida São Paulina, Diego se destacou em outro esporte antes de te tentar a vida no futebol: o tênis.
Aliás, ele tinha muito potencial com a raquete em mãos, mas por influência do avô e, obviamente, do pai, ele seguiu o caminho dos gramados.

Outra curiosidade de infância é que no futebol ele gostava de atuar no gol, e novamente por influência do pai ele passou a jogar como atacante.

Em 1990, aos 11 anos, ele ingressou no time de base do Peñarol, um gigante do nosso país vizinho. Por lá ficou durante 2 anos, antes de se transferir para o Danúbio, também do Uruguai, aos 13. No Danúbio ele ficou até os 15 e mudou de clube novamente e, dessa vez, foi defender as cores do Independiente, da Argentina. Foi a partir daí que sua carreira começou em âmbito profissional, em 1998.

Independiente quiere a Diego Forlán en la secretaría técnica

Forlán comemorando gol do Independiente: El observador

PRIMEIROS PASSOS NO FUTEBOL PROFISSIONAL

Não demora muito para que Forlán ganhe destaque no clube, que não vivia boa fase. Convocado para a Seleção sub-20, mas sendo cogitado na principal, o atacante foi em uma crescente na carreira, tanto que logo em 2001, com apenas 22 anos, ele deixa o clube argentino para se juntar ao Manchester United, se tornando o primeiro uruguaio a vestir a camisa dos Red Devils.
Com o aval de Sir Alex Ferguson, o United desembolsou 11 milhões de euros para contratar a joia celeste.

Como jogador do United, Diego viveu sua primeira Copa do Mundo em 2002, na Coreia e Japão. Apesar de não sentir o peso da camisa ou da competição, a seleção uruguaia não faz um bom campeonato e cai ainda na fase de grupos.

Voltando a Manchester, no início da temporada 2002-03, tanto o atacante quanto o clube viviam grande fase e levantaram o título da Premier League.
No ano seguinte mais dois títulos na estante: a supercopa da Inglaterra e a FA Cup.

Prestes a deixar o Inter, Forlán era apresentado pelo United há 12 anos -  ESPN

Apresentado ao United em 2001 ao lado de Alex Ferguson; ESPN

TRAJETÓRIA NA ESPANHA

Apesar de boas aparições, Forlán não era um titular indiscutível, por isso ele aceitou uma proposta do Villarreal e se juntou ao submarino amarelo em 2004.

Na Espanha sua adaptação foi extremamente rápida e sua primeira temporada foi fantástica, anotando 24 gols e colocando o submarino amarelo na Champions League do ano seguinte.
Campeonato que até hoje é lembrado pelos torcedores do clube e apaixonados pelo futebol. Foi na Champions de 2005-06 que o Villarreal fez sua melhor aparição na competição europeia. Comandados pelo argentino Riquelme, chegaram até a semifinal, quando encontraram pela frente o Arsenal.
Em uma das decisões mais emblemáticas contra um gigante inglês, Riquelme desperdiçou um pênalti nos minutos finais, fazendo com que a partida terminasse empatada e os gunners ganhassem a vaga para a final.

Times espanhóis históricos #1: Villarreal 2005/06 | by Gêra Lobo | Medium

Villarreal 2005/06 UEFA CHAMPIONS LEAGUE

ATLÉTICO DE MADRID

Forlan manteve seu alto nível atuando com a camisa amarela, e continuou balançando as redes.
Não a toa, em 2007, o Atlético de Madrid desembolsou pouco mais de 20 milhões de euros para contar com o já experiente atacante uruguaio de 28 anos.
A missão da estrela sul-americana não era  ada fácil: substituir Fernando Torres, que havia acabado de der vendido ao Liverpool, por ter feito uma campanha estrondosa.

Em Madrid e perto dos 30 anos, Forlan vive o auge de sua carreira.
Atuando ao lado de outro sul-americano, Kun Agüero, o uruguaio desanda a marcar gols, tanto que na temporada 2008-09, ele correu para o abraço 36 vezes em 45 jogos, o que o colocou no mais alto posto da artilharia no campeonato espanhol. Mas, foi no ano seguinte que um grande título o consagraria como ídolo do Atleti.
Na disputa da Liga Europa, ele marcou em jogos de mata-mata contra Valência, Liverpool e guardou dois gols na final contra o Fulham, levantando a taça.

Spanish Football Soccer Spanish Sports | Diego forlan, Soccer inspiration,  Spain national football team

Forlán segurando a taça da Liga Europa; Pinterest

COPA DO MUNDO DA ÁFRICA DO SUL

Em 2010, chegou para sua segunda Copa do Mundo em alta, jogando o fino da bola aos 31 anos.
E o nome dessa Copa foi Diego Forlan!
Apesar de já ter Messi, Cristiano Ronaldo e Kaká, as possíveis estrelas da competição, foi o atacante albiceleste que brilhou e liderou o Uruguai até a semifinal, conquistando o terceiro lugar.
O que ele fez de gol bonito durante essa Copa foi brincadeira. Não tem jeito, a Copa de 2010 leva o rosto dele.

O mundo dá voltas... Melhor jogador da Copa de 2010 enfrenta decadência na  carreira - Fotos - R7 Copa do Mundo 2014

Forlán eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2010

COPA AMÉRICA REDENTORA

A redenção vem em 2011, com o título da Copa América, que foi conquistado e muito comemorado pelo atacante, que lembrou que seu avô e pai também haviam vencido a competição.
Nesse ano, voltando a disputa de clubes, foi quando o Atleti bateu a Internazionale na supercopa da UEFA e Forlan ergueu outro título.

Depois de uma rápida e apagada passagem pela própria Inter de Milão, o atacante desembarca em terras brasileiras, aos 33 anos, para vestir a camisa colorada do Internacional.
Por aqui, ele jogou durante dois anos e conquistou apenas um campeonato gaúcho. A rescisão com o clube brasileiro aconteceu de maneira amigável em 2015, aos 35 anos.

Forlán decide e Internacional vence reservas do Grêmio

Forlán comemorando gol com a camisa do Internacional; Gazeta do povo

ÚLTIMAS AVENTURAS ANTES DA APOSENTADORIA

Posteriormente a experiência no Brasil, Forlan rodou por quatro clubes antes de sua aposentadoria. Conquistou um campeonato uruguaio vestindo a camisa do Penarol, o qual havia defendido enquanto adolescente. Nos outros três clubes, Cerezo Osaka (Japão), Mumbai City (Índia) e Kitchee (Hong-Kong) sua passagem foi bem apagada, apesar de sempre chegar como estrela do time.

Sua aposentadoria foi anunciada em 2019, aos 40 anos de idade.
Atualmente o ex-atacante tenta carreira da cadeira de técnico e comanda o Atenas do Uruguai.

Manchester United
• Premier League: 2002–03
• Copa da Inglaterra: 2003–04
• Supercopa da Inglaterra: 2003

Atlético Madrid
• Liga Europa da UEFA: 2009–10
• Supercopa da UEFA: 2010

Internacional
• Campeonato Gaúcho: 2013

Peñarol
• Torneio Apertura: 2015
• Campeonato Uruguaio: 2015–16

Seleção Uruguaia
• Copa América: 2011