Marko Arnautović, atacante austríaco de origem sérvia, se exalta após seu gol, mas nega ter sido racista com albaneses durante o jogo contra a Macedônia do Norte.

Jogador austríaco, mas de origem sérvia, hoje joga na China, mas já jogou em grandes clubes e ligas como Internazionale e West Ham, parece ter perdido a mão e o respeito durante o jogo.

Inclusive o seu companheiro Alaba, parece tentar acalmar Marko e fazer com que ele parasse de gritar o que estava gritando.

Arnautovic

Arnautović, atacante austríaco de origem sérvia, se exalta após seu gol, mas nega ter sido racista com albaneses durante o jogo contra a Macedônia do Norte.
Reprodução: Internet

Arnautović – Austríaco e racista com albaneses em um jogo contra Macedônia?

Arnautović contra lateral-esquerdo Ezgjan Alioski durante o jogo

Vamos explicar. O pai de Arnautović é sérvio e expressava admiração pelo nacionalismo do país.
Inclusive o atacante tentou jogar pela Sérvia, mas como já havia atuado em ao menos 5 jogos com a camisa da Áustria, não conseguiu.

O gesto polemico usado após o gol, é um que supremacistas brancos usam (ou nazistas, como preferir)

A estratégia deles é simples, usar um gesto comum, que muitos de nós já fizemos indicando aprovação, e mudar seu significado, após isso negam até a morte que foram racistas.

O gesto polemico

Esse é um gesto que significa o WP, ou “white power” (poder branco), utilizado muito pela extrema direita.

Sabendo de tudo isso, explicamos, a etnia albanesa representa um quarto da população da Macedônia do Norte e sofrem essa disputa dentro de seu território (macedônios x albaneses). Entre os albaneses, está o lateral-esquerdo Ezgjan Alioski, que se desentendeu com Arnautović (origem sérvia) durante o jogo.

Kosovo é ou não é independente?

A Sérvia e a Macedônia faziam parte da antiga Iugoslávia, mas a tensão entre sérvios e albaneses é por Kosovo, não apenas isso.

O país do tenista Djokovic, considera Kosovo parte de seu território, mas os albaneses, que são 92% da população, consideram um país independente. A UEFA concorda com os albaneses, tanto é que Kosovo tem sua própria seleção.

Seleção de Kosovo
Reprodução: Internet

 

A UEFA concorda, tanto é que Kosovo tem seleção própria. Porém, há alguns países, como a Espanha, que não reconhecem a independência de Kosovo e acabam tendo de jogar contra a seleção em competições da UEFA.

Kosovo, inclusive é o país de Xhaka e Shaqiri, renomados jogadores que jogam hoje na Suíça, mas são albaneses kosovares. Até por isso, em 2018, quando jogam no mesmo grupo do Brasil e Sérvia provocaram o país balcã ao marcarem gols e comemorarem com a águia de duas cabeças, símbolo nacionalista albanês, sendo então punidos pela FIFA.

O Futebol e a politica