Uma arrancada improvável comandada por Petkovic e Adriano. Para o torcedor palmeirense, um ano que poucos esquecem. Na 37ª rodada, a vitória da equipe rubro-negra sobre o Corinthians deu ânimo à equipe que liderou a competição em apenas duas rodadas, sagrando-se campeã.
Em 2009, num torneio bastante equilibrado em linhas gerais, um título que parecia certo para a equipe alviverde, se tornou uma das maiores viradas de tabela dos pontos corridos.
Trajetória final de campeão
Campeão entre os piores aproveitamentos da história, até a 33ª rodada o Palmeiras liderava a competição, com 58 pontos e o São Paulo, também com 58 pontos, mas três gols a menos.
Atlético-MG (56), Flamengo (54) e Internacional (52) estavam atrás na tabela, mas seguiam em busca de uma possível arrancada.
Já na rodada seguinte, 34ª, após a derrota contra o Fluminense no Maracanã, o verdão seria ultrapassado pela equipe do Morumbi, após empate do São Paulo contra o Grêmio. O Palmeiras permaneceu em segundo lugar, visto que o Atlético-MG fora derrotado pelo Flamengo, assumindo a terceira colocação, ficando assim: São Paulo (59), Palmeiras (58), Flamengo (57) e Atlético-MG (56).
Na 35ª rodada, o Palmeiras voltou a tropeçar, empatando em casa contra o Sport por 2 a 2, enquanto São Paulo e Flamengo venceram, ultrapassando de vez a equipe alviverde.
Na rodada seguinte, o ambiente conturbado do Palmeiras seria escancarado com a troca de socos entre Obina e Maurício, ainda em campo. Os dois foram expulsos e derrotados pelo Grêmio, enquanto Flamengo empatava e São Paulo perdia na rodada. A 36ª rodada terminaria com São Paulo à frente (62), Flamengo (61), Internacional (59) e Palmeiras (59).
Restando mais dois jogos para cada equipe, na 37ª rodada, com as vitórias de Palmeiras sobre o Atlético-MG, Flamengo contra o Corinthians e Internacional em cima do Sport, a derrota do líder São Paulo contra o Goiás colocou à frente os três acima.
A última rodada, enfim, consagrou o Flamengo campeão e a ausência do clube do Palestra Itália na zona de classificação da Libertadores do ano seguinte, após a derrota para o Botafogo e vitória do campeão brasileiro, Internacional, São Paulo e Cruzeiro.
Números do Flamengo naquele ano:
19 vitórias, 10 empates e nove derrotas. 58 gols marcados e 44 sofridos.