Com seu imponente uniforme preto e branco, e o sugestivo apelido de “coveiros” por conta de seu fardamento, o Partizan é um caso curioso no envolvimento com a política.

Origens do Partizan

Mesmo sendo um dos clubes mais populares da antiga Iugoslávia, que estava na órbita do poder da União Soviética, que eram países com ideais socialistas, o Partizan tomou outro rumo depois da Guerra dos Balcãs, que separou a Iugoslávia, e hoje pode-se dizer que é um dos representantes de vertentes mais ligadas à direita no espectro político.
O Partizan foi fundado como um time militar, era o time do Exército Popular Iugoslavo, que lutou na Segunda Guerra pelos Aliados. Como dito, tanto o Partizan quanto seu rival na região, o Estrela Vermelha, eram apoiados pelo governo comunista. Ainda depois da dissolução da URSS, os rivais eram unidos na luta contra a dissolução da Iugoslávia, sendo a maior rivalidade, muitas vezes violenta, direcionadas aos clubes da Croácia separatista.
Mas depois do esfacelamento da Iugoslávia e da Guerra dos Balcãs, o vírus do nacionalismo extremado se espalhou e montou morada na Sérvia. E a torcida do Partizan foi a que mais se “infectou”.

Torcida do Partizan Belgrado

Torcida do Partizan Belgrado
Reprodução: Trivela

A rivalidade com o Estrela Vermelha

O Estrela Vermelha, rival da cidade, também apoiou oficialmente as guerras étnicas contra as novas repúblicas que surgiram, mas abraçou o projeto nacionalista sérvio de organizações paramilitares. Já os ultras do Partizan abraçaram o nacionalismo a partir do que restou do Exército vermelho, o que fez com que a rivalidade entre os dois se tornasse bastante extrema.
Foi natural que as origens mais vinculadas ao socialismo do Estrela Vermelha fossem também rejeitadas pela torcida do grande rival. Estava criado o “Dérbi eterno”, grande rivalidade sérvia.
Junto com o nacionalismo extremo, veio a xenofobia, que se tornou muito presente no estádio do Partizan. E como não há mal que venha sozinho, apareceram também manifestações racistas. Em 2019, o clube acabou sendo punido pela UEFA por cânticos racistas de sua torcida.
Hoje a rivalidade com o Estrela é uma das maiores da Europa e se tornou também violenta. A polarização futebolística também se tornou política e econômica: o Estrela acabou ficando mais vinculado aos trabalhadores de Belgrado e o Partizan é conhecido como o time dos mais abastados, da parte mais rica da cidade, de militares e empresários.
Ainda bem atrás do Estrela Vermelha em títulos, o Partizan está correndo atrás. Venceu 9 dos últimos 15 campeonatos e vê seu rival em crise. Belgrado acompanha euforicamente essa polarização que é futebolística, mas também é política e econômica.

Partizan x Estrela Vermelha

Partizan x Estrela Vermelha
Reprodução: Internet