Na seção “Histórias Pouco Contadas” de hoje temos como protagonista William Ralph Dean, mais conhecido como Dixie Dean.
O cara foi atacante do Everton, time de Liverpool, na Inglaterra, por 13 temporadas, entre 1925 e 1937.

Dixie Dean
Fonte: The Sun

Quem foi Dixie Dean?

Basicamente, o rapaz fazia gol de tudo que é jeito. Nas contagens oficiais, foram 437 gols, 397 deles pelo Everton. Na seleção inglesa, 18 gols em apenas 16 jogos.
Desde criança, Dixie era fanático pelo Everton. Sempre morou nos arredores de Goodison Park e fazia parte do cotidiano do clube. Assinou seu primeiro contrato profissional pelos azuis com 17 anos, realizando seu sonho.
Mas, já na primeira temporada, Dixie sofreu um sério acidente de carro. Ficou algum tempo sem jogar, mas, mesmo com algumas placas no crânio, voltou para viver seu sonho por mais tempo.
A torcida dizia, inclusive, que as placas ajudavam nas cabeçadas.

Dixie
Fonte: Daisy Cutter

Recorde no futebol inglês

A melhor e mais gloriosa história é da temporada 1927-28. Era a última rodada, e o Everton já era campeão, com Dixie artilheiro com incríveis 57 gols.
Mas havia um desafio: ser recordista de gols em uma única temporada. Camsell, do Middlesbrough, havia feito 59 gols alguns anos antes.
Com essa motivação, aconteceu o inevitável: Dixie meteu um hat-trick no último jogo e fechou o ano como recordista de gols em uma única temporada do Campeonato Inglês, com 60.
E acreditem: o recorde é dele até hoje. E dificilmente será batido. 60 gols em 39 jogos.

Pôster de Dixie Dean

Morte em Goodison Park

Agora vem a parte mais triste, porém emocionante: após encerrar a carreira, Dixie continuou torcedor e morador do bairro, presença constante em Goodison Park.
Em 1980, dentro do estádio, em um clássico Everton x Liverpool, Dixie teve um ataque cardíaco e faleceu. Chegou a ser levado ao hospital, mas a lenda diz que esse foi o fim: viver e morrer dentro de Goodison Park.
Por toda a história, ganhou como homenagem essa estátua da foto, bem em frente ao portão de entrada do estádio dos azuis de Liverpool.

Estátua de Dixie Dean na entrada de Goodison Park
Fonte: ESPN