Uma história pouco contada do futebol, e que é bem curiosa, é a origem do apelido dos torcedores do Barcelona, “culés”. Vem comigo que te explico.

Barcelona treina no Camp Nou. Ao fundo, o lema do clube: Més que un club (Photo by Jasper Juinen/Getty Images)

O começo do Barcelona

Depois da fundação do clube, em 1899, o Barcelona ainda não tinha um estádio, e por isso jogava seus jogos como mandante em vários locais pela cidade.
Até que em 1909 passou a jogar em um estádio mais fixo, que ficava na “Carrer de la Industria”, ou, em português, “Rua da Indústria”, que hoje se chama Rua de Paris.
O time começou a fazer muito sucesso e o estádio começou a ficar lotado nos jogos.
Em 1916, precisando de mais espaço para comportar os interessados em assistir as partidas, o Barça remodelou o estádio e construiu uma arquibancada, que foi inclusive a primeira arquibancada em estádios espanhóis.
A capacidade foi para 6.000 pessoas, número bem grande para o contexto da época. Mesmo assim as partidas continuaram a ficar lotadas.

Primeiro estádio do Barça. Torcedores sentavam no gramado.
Fonte: Wikop

Bundas de fora

Então, no último lance da arquibancada, onde ficava o muro, alguns torcedores passaram a se sentar, como na foto.
A posição acabava deixando as costas – e também as nádegas, quando se curvavam ou levantavam – aparecendo.

Os primeiros culés
Fonte: Gazeta

Com o tempo, esses torcedores ficaram conhecidos como ‘culers’, ou culés, ou seja, “aqueles que mostram a bunda” (ou o c* mesmo, pois no catalão, essa parte do nosso corpo se chama ‘cul’).

O apelido é até hoje muito querido pela torcida e logo se tornou oficial, sendo adotado com orgulho pelos representantes do gigante time azul e grená.