Na história pouco contada do futebol de hoje, viajaremos até Zabrze, cidade polonesa com 180 mil habitantes, perto da Tchéquia, em uma região rica em história e cultura da Polônia e do leste europeu.
A cidade é a casa do Górnik Zabrze, tradicional clube polonês, campeão 14 vezes do Polonesão. Mas como o último título do clube foi em 1988, não são as atuações e os esquadrões que fazem com que o time se torne história e notícia.
A pessoa mais famosa no clube é um torcedor: Stanislaw Setkowski, o Leon.

Leon
Fonte: TVP Sport

Leon

Esse torcedor é Stanislaw Setkowski, e é conhecido por Leon. Leon é o que poderíamos chamar de polonês ‘raiz’. Semblante sério, bigodão…e fã de futebol.
O cara é chamado pela mídia polonesa de “o torcedor mais fanático da Polônia”. E talvez seja até o mais fanático do mundo.
Não se sabe há quantos anos ele frequenta o estádio de Roosevelt. Ele se tornou uma instituição, um ponto de encontro. Todos o cumprimentam, todos o saúdam e as crianças tiram foto com ele.
E ele é muito fácil de se encontrar, por conta de seus dois elementos inseparáveis: um sino e uma ave.
O sino é usado para incentivar o time, comemorar gols e pedir mais empenho…já a ave, essa é daquelas histórias que gostamos de contar aqui. Leon é fazendeiro e cuida de uma grande área próxima a Zabrze, onde cria aves.
Um dia, teve a ideia de levar uma galinha e dar de presente ao artilheiro do time. A diretoria do Górnik não perdeu tempo: transformou isso em tradição.

Leon entrega a ave de prêmio ao Melhor em Campo
Fonte: Gol24

Em todo jogo do Zabrze, quem escolhe o ‘Melhor em Campo” é Leon, e na saída de campo ele, solenemente, entrega a galinha ao jogador, mesmo nas derrotas. Isso vem acontecendo por muito tempo, com algumas variações: já teve galo, peru e até pavão sendo entregue aos atletas.

Presente de Leon é presente irrecusável

Um dia, aconteceu o inesperado: o meia Damian Dorawski recusou um peru de presente. Disse que tinha medo do bicho.
Mas Leon não se fez de rogado. No outro dia, matou a ave, limpou, depenou e entregou na casa do jogador, já pronto para assar.

Leon e sua galinha
Fonte: Dziennik Z.

Em 2018, uma notícia chocou a cidade: Leon foi internado no hospital com suspeita de ataque cardíaco. A população se mobilizou para ajudar e criou campanhas para acompanhar Leon e ajudá-lo financeiramente.
Deu tudo certo. Certo dia, já há algum tempo sem ver Leon, a torcida do Górnik escutou o famoso sino.
Quem estava lá diz que comemorou-se a volta de Leon mais intensamente do que um gol do Zabrze. O cara continua sendo presença garantida, tanto nos jogos em Zabrze, quanto nas excursões para os jogos fora de casa.
Vida longa aos torcedores como Leon!

Leon na torcida
Fonte: TVP Sport