Fernando Morientes é mais um dos Inesquecíveis– Famoso por não ser um primor técnico, mas com faro apuradíssimo dentro da área, Fernando nasceu em Cilleros (Espanha) em 1976, um minúsculo município da província de Cáceres.
Formado nas categorias de base do Albacete, Morientes demonstrou ser uma joia a ser lapidada na temporada de 94. Não foi aproveitado como deveria e a comissão técnica do Real Zaragoza percebeu o potencial do jovem.
Zaragoza
Contratado pelo Zaragoza em 1995, o Espanhol mostrou a que veio, foram duas grandes temporadas pelos blanquillos, anotando 34 gols.
Não demorou muito para que o Real Madrid demonstrasse interesse e o trouxesse para o elenco.
Fernando Morientes no Real Madrid
Chegou ao Santiago Bernabéu em 97.
Aos 21 anos, já demonstrava ser um jogador de área e fabuloso no jogo aéreo. Seria o “9” perfeito para concluir as jogadas de seus companheiros.
A mídia, na época, dizia que o atacante parecia moldado para se complementar com as habilidades de Raúl na linha de frente merengue. Com o Real Madrid, Morientes foi tricampeão da Liga dos Campeões; 1998, 2000 e 2002. Além disso, levantou o caneco dos mundiais de 98 e 2002, e também conquistou a supercopa da UEFA em 2002.
Nos campeonatos nacionais, ele ganhou 2 La Ligas ( Espanholzão) e 3 Supercopas da Espanha.
Foram 100 gols de “El Moro” com a camisa merengue, porém quando ele vivia uma de suas melhores fases no time de Madrid, a política galáctica de Florentino Pérez levou Ronaldo ao Bernabéu.
Assim ficaria difícil, pois a competição era injusta, então no ano seguinte Morientes teve de ser emprestado.
Mônaco
Chegou na França em 2003, agora para defender as cores vermelho e branco do Mônaco. “El Moro” continuou balançando as redes.
Por muito pouco, em uma inusitada final de Champions League, contra o Porto de José Mourinho, ficou no quase e não conquistou sua quarta taça.
Uma curiosidade dessa Champions é que Morientes enfrentou o Real nas quartas e marcou o gol que eliminou o time merengue da competição. Apesar de não conquistar taça alguma com o Mônaco, despertou interesse do gigante Liverpool, e em 2005 foi jogar na Inglaterra.
Liverpool, Valencia e Marselha
Infelizmente, sua carreira já estava em declínio, e em duas temporadas ele marcou apenas 12 gols, desapontando a ideia dos torcedores dos Reds de uma possível retomada do goleador.
O espanhol também jogou 3 temporadas no Valência e encerrou sua carreira no Olympique de Marselha, em 2010. Nos seus últimos 4 anos, as atuações passaram longe das que um dia demonstrara.
Para surpresa do mundo futebolístico, cinco anos após encerrar a carreira, El Moro decidiu voltar para o lado de dentro dos gramados. Aos 38 anos, decidiu defender o modesto e histórico Deportivo Santa Ana, clube regional da comunidade de Madri, onde seu filho atuava pelas categorias de base. Pouco se sabe em dados da sua passagem pelo pequeno clube. Em 2016, encerrou sua carreira pela segunda vez, dessa vez definitivamente.
Hoje Morientes atua em partidas pelo Real Madrid Legends, ao lado de seus ex-companheiros Figo, Zidane e Ronaldo, contra outras equipes “veteranas”.
O espanhol até hoje é idolatrado pela torcida merengue!