CONTEXTO GEOPOLÍTICO

Os curdos são um dos povos originários das planícies da Mesopotâmia e dos planaltos da região do sudeste da Turquia, o nordeste da Síria, o norte do Iraque, o noroeste do Irã e o sudoeste da Armênia.
A soma desses territórios é chamada de Curdistão.
Hoje, eles formam uma comunidade unida por cultura, raça e linguagem, ainda que não tenham um dialeto padrão. Eles têm diversas religiões e credos, mas a maioria é muçulmana sunita.

Direitos Humanos: O povo Curdo

Fonte: direitoscivis

TENTATIVA DE UM ESTADO NATAL

No começo do século passado, antes da Primeira Guerra Mundial, os curdos se mexeram para criação de um estado natural.
Contudo, depois do conflito e da derrota do Império Otomano, os países ocidentais, que venceram a guerra, fizeram uma proposta da criação de um Estado curdo em 1920 no Tratado de Sèvres.

Três anos depois, outro tratado foi realizado, o de Lausanne, que estabeleceu o território turco e, simplesmente, desconsiderou o Tratado de Sèveres.
Sendo assim, os curdos se tornaram minoritários no território e, nos anos seguintes, qualquer ação dos curdos para estabelecer um Estado independente foi brutalmente anulada.

O “sim” pela independência do Curdistão Iraquiano: uma nova conjuntura no Oriente Médio? - Terra em Transe

Fonte: outraspalavras

IMIGRAÇÃO CURDA

Diante do ocorrido, o povo curdo começou a imigrar para diversos países. E esse movimento de imigração se intensificou frente aos acontecimentos ocorridos no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando dezenas de milhares de pessoas pertencentes à etnia curda foram massacradas por meio de ações do governo iraquiano, liderado pelo ditador Saddam Hussein.

Um dos países que acolheram o povo curdo foi a Suécia.

FUNDAÇÃO DO CLUBE

O clube foi fundado em Borlänge, maior cidade do condado de Dalarma na Suécia Central, em 2004. Tudo começou como um projeto social para contribuir com os jovens curdos de Borlänge, oferecendo atividades para eles.

Desde sua fundação, o clube subiu de divisão por 5 anos consecutivos. Começaram na sétima divisão  sueca, onde clubes amadores jogam, e chegaram até a segunda divisão em 2009. Em 2017 conseguiram o tão sonhado acesso à primeira divisão nacional.

Apesar de chegar a elite sueca, o clube não conseguiu manter um bom desempenho e, atualmente, amargam a terceira divisão do nacional. Mas, esse “detalhe” não impede que o povo curdo não se orgulhe em acompanhar o clube de coração.

Kürtlerin Barcelonası Dalkurd: Hedefimiz 5 bin Kürt genci

Imagem Google