O INÍCIO DE NISTELROOY

Nascido em julho de 1976, em Oss, Holanda, Van Nistelrooy começou a jogar futebol desde criança. Com apenas seis anos já dava os primeiros chutes na bola em um pequeno clube de sua cidade natal.
Durante toda sua infância e adolescência, o cenário não mudou, Ruud seria um jogador profissional.
Para não dizer que nada mudou, quando adolescente ele atuava na zaga, devido a sua estatura em relação a molecada que ele jogava junto.
Mas, era notável a diferença técnica dele para os demais e, com o tempo, os técnicos das categorias de base foram avançando o menino até, finalmente, ele chegar ao ataque.

COMEÇO COMO PROFISSIONAL

O pontapé inicial no futebol profissional foi na temporada de 1993/94, aos 17 anos, no pequeno Den Bosch da segunda divisão.
O atacante atuou na segundona durante três anos, sempre sendo titular, o que acabou dando rodagem ao ainda garoto. Pelo clube, jogou até 1997 e, mesmo nunca tendo subido para a elite, Nistelrooy despertou o interesse de clubes maiores e até mesmo de uma possível convocação. Isso aos 20 anos e atuando pela segunda divisão.

Entidades místicas do futebol holandês: o atacante do Heerenveen

o atacante do Heerenveen; Twitter

Era inevitável sua saída do pequeno clube. O Heereveen, da primeira divisão, pagou 1.5 milhão de euros e comprou a promessa de 21 anos na janela de verão de 1997.
E vestindo a camisa dos Super Frísios, o goleador não decepcionou. Com uma ótima campanha em seu primeiro ano, o atacante fez 16 gols em 36 partidas.
Pela ótima temporada, Ruud foi convocado para a Surocopa sub-21, o qual a Holanda chegou até as semifinais, tendo ele como uma das peças chave do elenco. Podemos dizer que foi uma virada de chave na história dele, pois um gigante dos países baixos fez uma oferta irrecusável para a joia, o PSV.

DESTAQUE EM UM GIGANTE HOLANDÊS

Desembolsando 7 milhões de euros, recorde de transferência dentro da Holanda, Nistelrooy chegou e pouco sentiu a pressão de vestir a camisa dos camponeses. Pelo contrário, desandou a fazer gols!
Com apenas 23 anos nas costas, ele conquistou seu primeiro título, a supercopa holandesa, e foi artilheiro do nacional com 32 gols. Mais que isso, ele correu para os abraço em 42 oportunidades naquele ano em 46 partidas. Definitivamente, ele tinha se tornado em uma máquina de balançar as redes.

Um de seus melhores anos foi em 1999 quando levantou o caneco holandês sendo artilheiro da competição, com média de 1 gol por partida.
Tudo isso aos 24 anos.

Soccer, football or whatever: PSV Eindhoven Greatest All-time Team

Nistelrooy atuando com a camisa do PSV; Soccer

CHAMANDO ATENÇÃO DE UM DOS MAIORES TÉCNICOS DA HISTÓRIA

Não a toa, um gigante europeu quis comprar seu passe.
Van Nistelrooy chamou a atenção de Sir Alex Ferguson, que encabeçou o planejamento de sua contratação e transferência para os Red Devils, que aconteceria em 2001, com o montante pago na casa dos 30 milhões de libras, um caminhão de dinheiro na época.
Antes se desembarcar na terra da rainha, ele lesionou os ligamentos do joelho, perdendo boa parte dos jogos no final de sua passagem pelo PSV. Mas, conseguiu se recuperar a tempo de se apresentar ao United.

Van Nistelrooy: glória no United como um dos grandes atacantes europeus

Van Nistelrooy em sua apresentação ao Manchester ao lado de Alex Ferguson: Premier League

E, para variar, ele chegou e mostrou a que veio. Apesar do clube inglês não vencer nenhum título na temporada, o holandês foi um dos artilheiros da premier League com 22 gols e artilheiro da Champions League com 10 tentos. Uma prévia do que seriam os anos seguintes.

Sua melhor aparição com a camisa do United foi aos 27 anos, na edição 2002-03. Novamente artilheiro da Champions, apesar de caírem nas quartas-de-final, mas dessa vez levantando a taça da Premier League.
E pelo campeonato nacional, Nistelrooy fez 25 gols, sendo artilheiro do campeonato e o melhor atleta da competição. No mesmo ano foi eleito o 6° melhor jogador do planeta.

As excelentes atuações continuaram acontecendo. Em 2004, ao lado do jovem Cristiano Ronaldo, os Red Devils levantaram o caneco da FA Cup, e a nação holandesa criou uma grande expectativa para a Eurocopa.

Contando com uma seleção super talentosa, que além de Nistelrooy tinham Davids, Seedorf e Robben, a laranja mecânica parou na semi para os portugueses, uma grande frustração devido ao potencial demonstrado.

Van Nistelrooy: glória no United como um dos grandes atacantes europeus

Nistelrooy comemorando um gol pelo United; Getty Images

DESENTENDIMENTO COM UM JOVEM JOGADOR E SAÍDA DO UNITED

Com 30 anos uma briga com o jovem Cristiano Ronaldo fez com que sua saída da Inglaterra fosse eminente.
Acostumado a ser a estrela do time, o atacante discutiu com o jovem português que não passava a bola para seus companheiros, o que causou muita irritação em Ruud, que ofendeu CR7.

O destino da estrela foi o Real Madrid, que já contava com Ronaldo Fenômeno no ataque, mas não estava mais em seu auge físico. Inclusive, ele foi reserva do holandês em diversos jogos.
Com a camisa merengue, Nistelrooy continuou balançando as redes e levantando troféus, dois títulos nacionais seguidos: 06-07 e 07-08, sendo artilheiro na sua primeira conquista de La Liga.

Contudo, uma outra lesão séria no joelho o afastou dos gramados por muito tempo e o peso da idade não jogava ao seu lado.
Com 34 anos, o atacante decidiu sair da Espanha e aceitou o desafio de jogar no campeonato alemão.

Ruud van Nistelrooy names Brazil legend Ronaldo as the best player he ever  played with - Irish Mirror Online

Ruud van Nistelrooy e Ronaldo Fenômeno pelo Real Madrid; Irish

PERTO DO FIM

No território germânico ele defendeu as cores do Hamburgo. Foi uma passagem rápida, já que o clube não aspirava grandes conquistas.

Por seu tamanho no meio futebolístico, um último ato era o esperado antes dele pendurar as chuteiras. E assim o fez.
Em sua última temporada como atleta profissional, aos 36 anos, Nistelrooy atuou com a camisa do modesto Málaga, da Espanha.
Foi uma temporada inesquecível para os Blanquiazules, que terminaram La Liga na quarta posição, cravando uma vaga na Champions League do próximo ano.

Apesar do feito, o craque holandês anunciou sua aposentadoria, dizendo que fisicamente tinha chegado ao seu limite.

Atualmente, Nistelrooy continua no meio do futebol, tentando vingar como técnico.

Aos 35 anos, Van Nistelrooy anuncia aposentadoria

Aos 36 anos, Van Nistelrooy anuncia aposentadoria

NÚMEROS DE NISTELROOY

PSV Eindhoven
• Eredivisie: 1999–00 e 2000–01
• Supercopa dos Países Baixos: 1999 e 2000

Manchester United
• Premier League: 2002–03
• Supercopa da Inglaterra: 2003
• Copa da Inglaterra: 2003–04
• Copa da Liga Inglesa: 2005–06

Real Madrid
• La Liga: 2006–07 e 2007–08
• Supercopa da Espanha: 2008