SHERIFF TIRASPOL– Em sua primeira participação na história da Champions League, o desconhecido Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar Donetsk e o Real Madrid e conquistou uma vitória inédita para a Moldávia na competição. Mais uma Geopolítica do BP!

Mas Peraí, Moldávia? Aqui há um ponto a levantar, apesar do clube ser o atual hexacampeão da liga nacional, o Sheriff e seus torcedores não se consideram moldavos.

Para contextualizar, a Moldávia foi parte da União Soviética, e assim como as demais repúblicas, declarou sua independência no fim dos anos 80.

Porém, Tiraspol é a capital da Transnístria, região separatista da Moldávia, que não queria se separar.

Do lado ocidental do rio, há uma grande influência da cultura romena. Mas, ao atravessa- la, a identificação é com a Rússia, inclusive no uso do idioma e do alfabeto cirílico. Esse impasse acabou trazendo conflitos armados entre moldavos e transnístrios entre 1990 e 92.

Hoje, esse conflito está apaziguado, muito embora a Transnístria não seja reconhecida internacionalmente como um país independente, mesmo que possua seu próprio governo, sua própria moeda, seus próprios militares e até sua própria bandeira, muito parecida com a da URSS.

O Futebol

Voltando ao futebol do Sheriff, o clube tem o nome de um conglomerado empresarial de sua região, que tem postos de gasolina, supermercados, um canal de TV, uma construtora, entre outros. O isolamento transnístrio permitiu que a empresa crescesse e até adquirisse o time de futebol.

Posto de Gasolina do Grupo de Sheriff

Posto de Gasolina do Grupo de Sheriff

Obviamente, a influência política de uma empresa desse porte é considerável, pois 29 dos 33 deputados do parlamento pertencem ao partido Renovação, ligado à Sheriff.

A chegada na UCL é algo que só corrobora com esse trabalho e um investimento alto em um plantel multinacional, em um clube não tão conhecido.

Bandeira da Transnístria

Levar estrelas do futebol mundial para jogar em Tiraspol será no mínimo curioso. Isso porque esse é um lugar em que a URSS parece ainda viver: A estátua de Lênin está lá de pé, diante do parlamento, na avenida Karl Marx.