A seção “Histórias Pouco Contadas” do futebol volta hoje para falar sobre o curioso símbolo da torcida do Bodo Glimt, time norueguês: as escovas de dente.
O FK Bodo Glimt é um modesto clube do futebol norueguês, da pequena cidade de Bodo, no norte do país nórdico. A cidade tem apenas 52.000 habitantes e o clube é seu grande símbolo.
O Bodo ganhou as manchetes do futebol no ano passado ao vencer pela primeira vez na sua história o Campeonato Norueguês, dominado por Rosenborg e Molde. E ficou ainda mais famoso esse ano, quando na fase de grupos da Conference League, atropelou a tradicional Roma de José Mourinho, fazendo 6-1.
Escova como batuta
Mas a história mais legal do clube se relaciona a algo peculiar: escovas de dente. É isso mesmo. Quem visita ou vê fotos do pequeno Aspmyra Stadium, com sua capacidade para 7.000 torcedores, se surpreende com a presença, na torcida, de grandes escovas de dente amarelas.
A explicação é curiosa: no início dos anos 1970, quando a cidade de Bodo cresceu e o clube realmente começou a formar uma torcida, escolheu-se um representante para ser o maestro, ou seja, reger essa iniciante torcida em seus cânticos: o nome do cara era Arnulf Bendixen.
A história conta que, em um dos jogos, Arnulf não encontrou nada em mãos para reger a torcida. Meteu a mão no bolso e encontrou uma escova de dentes. Sem pestanejar, usou a escova como batuta e coordenou todos os cantos da torcida.
Depois daquele dia, a escova se tornou símbolo do clube, pintada na cor amarela. O artigo pode ser encontrado na loja do clube, até mesmo em formato gigante, pra ser usado como bandeira.
Além disso, o clube presenteia sempre o capitão da equipe adversária com sua flâmula e uma escova de dentes amarela.
Futebol também é saúde bucal!