Apresentação

“Ele era capaz de realmente fazer defesas alucinantes. Tinha reflexos esplêndidos para um homem tão grande e usava o tamanho a seu favor. Ninguém ficava tão grande quanto ele. Eu perdi as contas de quantas vezes vi atacantes travarem quando Schmeichel deixava o gol para fechar o ângulo” – Alex Ferguson ao site da FIFA.

Listamos todos os títulos de Alex Ferguson em sua carreira

Alex Ferguson – Premier League Brasil

Antes da fama

Peter Boleslaw Schmeichel, nascido em 1963 na cidade de Gladsaxe, na Dinamarca, é filho de uma enfermeira dinamarquesa e um músico de jazz polonês. Seu nome do meio foi herdado em homenagem a seu bisavô.
Antes de se tornar atleta profissional, Schmeichel teve empregos comuns, trabalhou numa fábrica de tecidos, limpou casa de repouso para idosos e foi gerente de vendas de um escritório da ONG World wildlife fund.
Além disse, prestou serviço militar e foi ajudante na fábrica de pisos que seu sogro trabalhava. Contudo, ele saiu da fábrica, pois carregar caixas de pisos de 95kg acabavam com seus joelhos.

Início e trajetória da carreira

Em 84 assinou com um pequeno time dinamarquês, chamado Hvidrove. Por lá Não ganhou títulos, mas chamou atenção do país, era um protagonista solitário de uma equipe sem perspectiva.
Em 87 foi para o Brøndby IF e conquistou quatro títulos seguidos do campeonato dinamarquês e foi eleito o melhor goleiro três vezes.
Pelo clube da Dinamarca jogou até 91, quando chamou atenção de Sir Alex Ferguson, que tinha a missão de recolocar o United no cenário inglês, já que o red devils não conquistaram o nacional desde 1967 (24 anos de espera).
The Great Dane (O gigante dinamarquês), foi contratado pelo Manchester por “apenas” 505 mil libras. De acordo com Ferguson foi o “negócio do século”.
No ano que chegou conquistou a Supercopa da UEFA. Schmeichel foi titular quase que instantaneamente, devido a sua dedicação e profissionalismo nos treinos. Em 92 o fim da espera: Manchester levantou o caneco do nacional e primeira edição da Premier League.
Só que não parou por aí! Em 9 anos de clube, ele conquistou seis vezes a premier league e foi vice três vezes. O Manchester não tinha apenas se recolocado no cenário inglês, dominava completamente o campeonato.

Craque Imortal – Schmeichel - Imortais do Futebol

Peter Schmeichel

História pela seleção

Também em 1992 um marco histórico em sua carreira e na história da seleção dinamarquesa: campeões da Eurocopa! Eles eliminaram gigantes como França, Holanda e conquistaram a Europa ao bater a favorita Alemanha por 2-0. Quem assistiu ao jogo viu uma apresentação épica do goleiro. Ele simplesmente fechou o gol, um verdadeiro paredão dinamarquês. A final ficou marcada pela facilidade dele agarrar bolas vindas de cruzamentos com apenas uma mão. Não a toa foi eleito o melhor goleiro do mundo nesse ano. Nos anos seguintes, pelo united, Great Dane continuou impressionando e jogando em alto nível! Títulos individuais se tornaram rotina em sua brilhante carreira.
Mas, o melhor estava por vir.

Peter Schmeichel the Great Dane of Manchester United | Goleiro, Camisas de futebol, Futebol

Schmeichel com a camisa da seleção dinamarquesa – Pinterest

Anos dourados

O ano dourado foi a temporada 1998/99, uma tríplice coroa.
O primeiro troféu veio com a Premier League, campanha extraordinária. Dias depois o segundo troféu, dessa vez da Copa da Inglaterra.
Mas, a maior conquista ainda estava por vir, a Champions League.
Um verdadeiro confronto de titãs! De um lado o poderoso Bayern de Munique, do outro o gigante United. Em um Camp Nou lotado com 90 mil pessoas, a partida se tornaria memorável. Até 2005, quando aconteceu o milagre de Istambul, esse era considerado o jogo mais emocionante da competição europeia.
O Bayern vencia por 1-0 até os 46 minutos do segundo tempo, quando em uma cobrança de escanteio os Red Devils empataram. O estádio parou e em seguida explodiu. Os bávaros ficaram atordoados, o jogo caminhava para uma prorrogação e aos 48 minutos outro escanteio para o United. A bola foi de encontro a Solskjaer. GOL! O estádio pulsava. Após 31 anos o clube vencia novamente a Champions.
Schmeichel ergueu a tão sonhada orelhuda e se despediu do United como campeão europeu.

Pin by Gurpinder Shanker on United | Peter schmeichel, Manchester united players, Manchester united football club

schmeichel vestindo a camisa do Manchester United

Caminhando para o fim da carreira

Em 2000 o goleiro foi defender as cores do Sporting e, na primeira temporada, levantou o título português. O Sporting vivia um jejum de 18 anos da conquista nacional. Para surpresa de zero pessoas, o dinamarquês foi o melhor goleiro de Portugal.
Perto de sua aposentadoria, Schmeichel ainda defendeu as cores do Aston Villa e Manchester City. Enquanto jogava pelo City, o goleiro enfrentou a ex-equipe e manteve uma escrita memoravel: não perdeu um só jogo no Derby de Manchester. Venceu todos enquanto jogador do United e todos enquanto goleiro do city. Perto dos 40 anos, decidiu se aposentar em 2003, comprou um de seus antigos clubes, o Hvidrove, e tornou-se comentarista esportivo da BBC.

Peter Schmeichel Wallpapers - Wallpaper Cave

Curiosidades

The Great Dane foi eleito o goleiro do século pelo campeonato inglês (1907 até 2007) e o 7° maior goleiro da história do futebol pela IFFHS ( International Federation of Football History & Statistics).
Sem dúvida alguma, Peter Schmeichel foi um dos maiores da história. Tinha todas as características necessárias em um goleiro: segurança, reflexos fora do normal e imponência de baixo das traves.
Um verdadeiro craque inesquecível!