MAIOR VENDA DA HISTÓRIA DO FORTALEZA
O Fortaleza está prestes a fazer a maior venda de um jogador na história do clube.
Um dos principais destaques do time nas últimas temporadas e titular absoluto, o atacante Romarinho deve fechar com o Yokohama Marinos, clube da primeira divisão nacional. A venda gira em torno de 8 milhões de reais por 50% dos direitos do atleta.
Você pode estar se perguntando: “Mas só 8 milhões?”
Acontece que o clube está colhendo frutos de uma nova gestão que iniciou em 2018.
O tricolor de aço decidiu contratar uma empresa de consultoria para reelaborar e replanejar a sua gestão, deixando-a mais profissional.
O propósito do planejamento é estruturar o time como “negócio”, torná-lo mais competitivo e melhorar o resultado geral. A meta é tornar o Fortaleza um clube auto-sustentável, que tenha capacidade de se manter e evoluir.
O clube investiu em mudanças estruturais na sede, como as reformas do gramado, fachada, campo auxiliar, nova academia e conclusão do hotel. Para além disso, a diretoria estruturou a área financeira, ampliando fonte de receita e se planejando para gastar sempre menos do que arrecada.
Já em 2019 o clube aumentou a receita em 133%, comparado a 2018, e atingiu o nível recorde de R$120 milhões em receita bruta.
Em 2020, mesmo com a pandemia, a receita foi de R$ 90 milhões.
Em comparação com as potenciais do futebol brasileiro, é o clube que menos gasta e mais tem retorno (proporcionalmente).
Uma aula de gestão para os demais times no Brasil!