Todos conhecemos ou já ouvimos falar de Marcelo Bielsa.

Treinou o Newell’s Old Boys e o Vélez na Argentina, passou pelo México e pelo Espanyol até chegar à seleção argentina, onde ficou por 6 anos. Depois, treinou o Chile, Athletic Bilbao, Olympique de Marselha e o Lille. Mais conhecido por seu conhecimento tático e seu pioneirismo, é inspirador de treinadores como Guardiola, Klopp e Simeone. E também e muito conhecido por suas histórias, digamos, exóticas. Eis uma delas:

Bielsa e suas histórias

Eram meados de 2018, e o Leeds United, tradicional time da Inglaterra, que então estava na segunda divisão, recebia uma enorme contratação: o famoso treinador argentino, conhecido como El Loco. Como de praxe, o cara chegou revolucionando o clube. Trocou equipes, melhorou o sistema de avaliação de desempenho e iniciou sua metodologia única de treinos táticos. Mas a maior “loucura” de Bielsa na pré-temporada aconteceu antes da estreia na Championship.
O Leeds estrearia contra o Stoke City, em casa, no Elland Road. Alguns dias antes da estreia, no centro de treinamento de Thorp Arch, Bielsa disse que naquele dia o time faria um treino diferente.
Antes do treino, Bielsa consultou a diretoria sobre o preço dos ingressos. Recebeu a resposta de que a entrada custava, em média, 20 libras. Pesquisando o salário mínimo inglês, descobriu que pagava-se no país, por hora, pouco mais de 7 libras.
Marcelo Bielsa

Marcelo Bielsa sorri para foto
Reprodução: Internet

Quanto vale um torcedor?

Levou então o time para a rua. Comentou com o capitão que os arredores do centro de treinamento estavam muito sujos e propôs um mutirão de limpeza. É isso mesmo, Bielsa e seus jogadores, antes de uma estreia no campeonato que dá acesso a Premier League, estavam limpando e pegando lixo do centro de treinamento.
Ficaram nessa função durante 3 horas. Então, Bielsa parou a ação.
A explicação surpreendeu a todos: ele disse que cada torcedor do Leeds United tinha que trabalhar em média 3 horas para conseguir pagar o ingresso para ver o Leeds jogar. A intenção era, então, que os jogadores sentissem na pele o esforço que o torcedor fazia para estar ali vendo o time e como ele merecia respeito por isso. Isso deveria servir então como motivação e alegria para o time, ao ver o estádio lotado.
A história foi publicada pelo Guardian e ficou famosa no país.
Não deu outra: logo na estreia, o Leeds já tinha as digitais do treinador argentino e venceu o Stoke City por 3-1. Por um pecado do destino, não conseguiu subir naquele ano.
Mas veio a temporada 2019-2020 e, com a sequência do trabalho, Bielsa e o lindo uniforme branco do Leeds foram campeões da Championship inglesa e agora estão jogando a Premier League.