A história do Bahia é mais uma de nossas Histórias Pouco Contadas.

Quando pensamos nos primeiros campeões nacionais, no fim da década de 50 e década de 60, sempre nos vem à cabeça o Santos de Pelé, vencedor de 5 títulos naqueles anos. Um pouco por isso, mas também por ser um clube fora do eixo mais acompanhado pela mídia, o título brasileiro do Bahia de 1959 é uma história pouco contada.

Campeões com poucos jogos?

Alguns acreditam que os campeonatos daquela época eram jogados em poucos jogos. Engano!

Naquele ano de 1959, os 16 times participantes foram divididos em 4 grupos: o Norte, o Nordeste, o Leste e o Sul. Em seu grupo nordestino, o grande Bahia passou fácil pelo CSA e venceu também o Ceará, passando para a segunda fase, onde os dois times da parte de cima do país se enfrentavam: o Bahia eliminou o forte time do Sport no jogo extra, fazendo 2–0 em plena Ilha do Retiro.

Depois disso, entravam em campo os times do Eixo Rio-SP. O Bahia se viu frente a frente com o fortíssimo Vasco da Gama de Pinga, Bellini e Roberto Pinto. Surpreendeu o Brasil ao vencer o primeiro jogo no Maracanã; perdeu o segundo, mas venceu o jogo extra por 1–0, em gol histórico de Léo.

Bahia x Santos de Pelé

Certo, o Bahia havia feito a sua parte. Estava na final contra o Santos de Zito, Dorval, Coutinho, Pepe e Pelé, base da seleção campeã do mundo em 1958. O título já tinha dono, certo? Não para o incrível esquadrão baiano, que assombrou o Brasil ao vencer dentro da Vila Belmiro por 3–2. No segundo jogo, o fantástico Santos se recuperou e fez 2–0 na Fonte Nova, gols de Coutinho e Pelé.

Mas, no jogo extra, o inimaginável aconteceu. Coutinho abriu o placar para o Santos, mas os comandados do “Arquiteto”, apelido do técnico Geninho, viraram no segundo tempo, com gols de Léo, Vicente e do herói do título, Alencar. 3–1, e o Bahia faria Pelé esperar mais 2 anos para ser campeão do Brasil.

História incrível e pouco contada do primeiro campeão brasileiro de futebol. Viva o Esporte Clube Bahia!

Bahia

Marito segura o troféu da Taça Brasil de 1959
Fonte: Globo.com