Cambiasso – Mais um Inesquecível
“Não há nada glamouroso no careca argentino, mas ele é o batimento cardíaco do lado da Inter que se tornou a força dominante no futebol italiano” – EUROSPORT, a maior rede de televisão desportiva da Europa.
Primeiros passos de Cambiasso no futebol
Esteban Cambiasso é nascido em Buenos Aires. Começou cedo no meio futebolístico em um time para adolescentes na pequena Córdoba.
Aos 15 anos, passou em um teste do Argentino Juniors, junto de seu irmão mais velho Nicolás Cambiasso, que era goleiro. Ambos, ainda na base do clube argentino, eram observados pelo Real Madrid e foram contratados.
Nicolás pouco ficou na Espanha e logo retornou. Esteban continuou por dois anos no time B antes de retornar ao seu país natal.
Por empréstimo, jogou três anos pelo Independiente e um pelo River Plate. Em todas as quatro temporadas foi titular e destaque do Campeonato Argentino, ainda conquistou um título do Clausura de 2002 pelos millonarios. Comandado pelo ex-jogador Ramón Diáz, Cambiasso fez parte de um grande elenco, que contava com jogadores como Juan Pablo Carrizo, Martín Demichelis, Mario Yepes, Pablo Aimar, Andrés D’Alessandro, Ariel Ortega, Fernando Cavenaghi, Juan Esnáider, Daniel Fonseca e Maxi López.
Cambiasso esse destacava demais! Era completo e incansável. Apesar de jogar como primeiro volante, o famoso cão de guarda, o volante mostrava muita técnica com a bola e boa capacidade para passar, além de aparecer constantemente na área adversária para finalizar.
O Real Madrid o chamou de volta em 2002.
Na Espanha a concorrência era maior, conseguiu bastante espaço com o técnico Vicente del Bosque.
De cara a Supercopa Uefa e o Mundial Interclubes de 2002, sendo titular nas duas finais ao lado de Makélélé, e o campeonato espanhol de 2002/03. Na temporada seguinte todo o time não jogou em alto nível, caíram para a poderosa Juventus na champions e não levantaram o caneca do nacional.
Ídolo na Itália
Cambiasso, para a sorte dele e a nossa, resolveu assinar com a Internazionale de Milão.
Em Milão, se uniu a vários compatriotas e colegas de seleção, como o capitão Javier Zanetti, Julio Cruz, Kily González e os também recém-contratados Nicolás Burdisso e Juan Sebastián Verón. Cambiasso virou peça-chave do sistema de meio campo do jovem técnico Roberto Mancini.
Com Mancini, Cuchu, como ficou conhecido, se tornou um dos melhores do mundo em sua posição.
Com a ajuda do amigo Zanetti, rapidamente se tornou uma das referências do vestiário e um dos grandes ídolos da torcida.
Nos dois primeiros anos em Milão foi titular e, no período, comemorou duas conquistas da Coppa Italia e um scudetto, depois do escândalo Calciopoli (manipulação de resultados e juízes).
Por sua importância tática, liderança e pelos gols marcados, o argentino foi símbolo da geração mais vencedora da história da Inter. Só com a camisa nerazzurra, Cambiasso conquistou 15 títulos, com 431 partidas e 51 gols marcados.
Quando Zanetti não estava em campo, Cambiasso era o capitão do clube.
Uma imagem marcante durante um período de seca de títulos (3 anos) foi em 2012, quando o argentino chorou ao ser vaiado por parte da torcida quando foi substituído contra o Catania.
Cambiasso deixou a Inter em maio de 2014, não aceitou outras propostas de clubes italianos para não enfrentar “sua” Inter.
Cambiasso e Sua Rápida passagem pela Inglaterra e Grécia, antes de se aposentar
Se Transferiu para a Inglaterra, o recém promovido a Premier League, o Leicester.
O argentino foi decisivo para a permanência do clube na primeira divisão, em uma campanha dramática, na qual a salvação foi conquistada somente nas últimas rodadas. No ano que saiu, o Leicester conquistou o inédito título nacional.
Cambiasso ainda jogou dois anos pelo Olympiacos e agregou mais duas taças ao seu currículo com dois nacionais gregos antes de anunciar sua aposentadoria.
Ele estuda para ser treinador, mas todos aguardam a volta do Argentino a Inter, dessa vez como diretor, conforme prometido pelo ex-volante.
Esteban deixou o futebol com números colossais: 25 títulos conquistados em mais de 800 partidas oficiais e 100 gols marcados.