Depois de saber mais sobre os uniformes de Itália e Holanda, e porque eles não seguem as cores das bandeiras de seus países, chegamos ao terceiro exemplo: a grande e sempre forte Alemanha.

Afinal, porque o país, que tem em sua bandeira o preto, o vermelho e o amarelo, joga de branco e como reserva usam o uniforme verde? Vem comigo que te conto.

Uniforme branco

O uniforme branco da Alemanha nada mais é que uma herança da Prússia, antigo reino monárquico que dominava o território do que hoje é a Alemanha. Como o futebol surgiu nessas terras ali por volta do início dos anos 1900, a Prússia colocou seu uniforme branco, pois a bandeira do reino era majoritariamente branca.

Bandeira do reino da Prússia
Fonte: Wikipedia

As monarquias foram abolidas em 1918 e alguns anos depois, em 1932, já depois da Primeira Guerra Mundial, a Prússia foi oficialmente extinta. Mas a seleção alemã – já nos moldes da República de Weimar, que mudou a bandeira para a atual, preta, vermelha e amarela – decidiu manter seu uniforme na cor branca, trocando apenas os meiões pretos pelos brancos como uniforme oficial.

Camisa da Alemanha da Copa de 1994
Fonte: wikipedia

E o uniforme verde?

Já o uniforme verde, que era o tradicional uniforme reserva da Alemanha, tem uma história um pouco mais curiosa, apesar de não existir um consenso sobre sua origem.

Uniforme verde da Alemanha, na semifinal da Copa de 1990.
Fonte: Mantos do Futebol

Muitos historiadores defendem que  a escolha do verde foi simplesmente para seguir a logomarca da Federação Alemã de Futebol, que traz o verde.

Logomarca da Federação Alemã de Futebol
Fonte: Wikipedia

Mas uma outra versão diz que a escolha foi feita como uma homenagem à seleção da Irlanda, que foi a primeira seleção que aceitou jogar um amistoso contra a seleção da Alemanha depois dos horrores cometidos pelo governo nazi e da Segunda Guerra Mundial.

Na Copa de 2014, o uniforme reserva mudou para um preto e vermelho, parecido com o Flamengo. Esse uniforme, aliás, não traz boas lembranças para nós, brasileiros, pois foi com ele que os alemães fizeram o famoso 7-1. Mas, já na Copa de 2018, a Alemanha retornou ao tradicional uniforme reserva verde.