Voadora de Cantona – Em um 25 de janeiro (1995), o futebol inglês, mais precisamente o estádio Selhurst Park, foi palco de um acontecimento que ficou marcado na história o futebol: a voadora de Eric Cantona.

A voadora de Cantona no torcedor do Cristal Palace!

A voadora de Cantona no torcedor do Cristal Palace!

O Jogo

O jogo era entre Crystal Palace e Manchester United e os Red Devils poderiam superar o Blackburn e assumir a liderança do Campeonato Inglês.

Sir Alex Ferguson buscava o terceiro título do campeonato inglês, mas acabou não conseguindo por um ponto. Mas isso é o de menos: o que ficou para os livros foi a voadora que o atacante francês deu ao reagir à provocação de Matthew Simmons, um torcedor do time rival.

O temperamento e a voadora de Cantona

É claro que o jogador tinha um temperamento complicado, e uma das táticas do Palace era justamente irritá-lo, com puxões de camisa e pequenas pancadas. E essa estratégia acabou dando certo. Cantona chutou o zagueiro Richard Shaw e foi expulso pelo árbitro.

Enquanto caminhava aos vestiários, ouvia xingamentos, mas algo o fez corrigir seu trajeto: as ofensas de Matthew Simmons. “Volte para a França com a vagabunda da sua mãe, idiota”. Cantona virou-se e o golpeou com um chute no alto, mas a voadora não foi a única ação. Ao cair no chão, já levantou para emendar um soco no torcedor.

Sobre Cantona

Eric Daniel Pierre Cantona, nasceu em Marselha, no dia 24 de maio de 1966.

Jogador francês que tinha um temperamento muito forte e que lhe rendeu apelidos  como “L’Enfant Terrible“, “The Genious“, “The Bad boy” e “Eric, the King“. Cantona junto com Sir Ferguson foi um dos maiores responsáveis pela virada de chave do United nos anos 90.

Após esse episodio da voadora, cantona não foi convocado por sua seleção para disputa da Copa do Mundo de 1998, onde viu Les Bleus serem cameões do mundo sob o comando de Zinedine Zidane, após isso Cantona terminou sua carreira.

Vida longa à Cantona.