CURIOSIDADE SOBRE O DIA DO GOLEIRO

Você sabe por que o dia 26 de abril é comemorado o “dia do goleiro”?

A data faz referência ao nascimento de um ícone do século passado que brilhou com as cores do Botafogo: Haílton Corrêa Arruda, também conhecido pelo famoso apelido, o Manga. Nascido nesse mesmo dia do ano de 1937, Manga também defendeu o Sport, de sua cidade natal, Recife. Além de clubes como Grêmio, Internacional, Operário (MS), Coritiba, Nacional-URU, Barcelona-EQU e, claro, nossa seleção brasileira.

 

Manga (futebolista) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nationaal Archief Fotocollectie Anefo

 

UM DOS MAIORES DA NOSSA HISTÓRIA

 

Para alguns, ele foi o maior goleiro da história brasileira. Não para menos, ele é ainda um dos goleiros mais vitoriosos nesse meio e conta com títulos brasileiro, libertadores, campeonato uruguaio e equatoriano no currículo. Além disso, ele era famoso por não usar luvas, ter reflexos acima do padrão e ser extremamente ágil debaixo das traves.

HISTÓRIAS FAMOSAS DO GOLEIRO…

Há uma famosa história, enquanto atuava pelo Botafogo, que o fez sair do clube. Já com 445 jogos defendendo o time carioca, ele deixou a Estrela Solitária em 1968. Na época, teve um desentendimento com o jornalista e técnico João Saldanha, que acusou o arqueiro de ter se vendido na final do carioca de 67. Saldanha, que não costumava levar desaforo para casa, sacou uma arma e disparou contra Manga que, assustado, pulou um muro de quase três metros, segundo relatam pessoas que estiveram no Mourisco, sede náutica do Botafogo, no dia 19 de dezembro de 1967. Depois desse episódio ele foi jogar fora do Brasil.

Manga (futebolista) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Imagem do Fundo Correio da Manhã.

Manga também adorava provar os adversários, em especial, quando defendia o fogão, provocava o Flamengo, quando dizia antes das partidas contra o rival que o leite das crianças já estava garantido.

Manga tinha três irmãos também jogadores de futebol: Dedé, Alemão e Manguito, que atuavam no futebol pernambucano, apesar de Alemão ser zagueiro central e ter atuado por pouco tempo no América do Rio.

O ex-jogador completa hoje 84 anos e vive no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro.

Manga, ex-goleiro da Seleção Brasileira e do Sport

imagem: Folha de Pernambuco